sábado, 31 de maio de 2014

Semana Acadêmica de Artes da UFSJ

I Semana Acadêmica de Artes Aplicadas 
tem encerramento em grande estilo e alcança êxito absoluto

De 20 a 24 de maio, foi realizada a I Semana Acadêmica de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 
O evento, que aconteceu nos Campi Tancredo Neves (CTAN) e D. Bosco, promoveu palestras, minicursos, intervenções e minifestival com sessões comentadas de curtas.

A exposição "Retratos - Arte Moderna", fez da abertura um momento ímpar, na qual alunos do 5º período do curso de Artes Aplicadas retrataram seus colegas em estilos diversos. Olhares se voltaram para as técnicas e a beleza das obras, onde formas, cores e pensares, demonstraram a riqueza artística dos participantes.

Outra atração merecedora de aplausos foi a intervenção poética feita pelos alunos do curso de Teatro da UFSJ, Thaíssa Mogory e Plínio Pereira, com a leitura cênica dos contos "O ovo e a galinha", de Clarisse Lispector e "O ovo apunhalado", de Fernando Abreu.
Ceramista e artista plástico, Sebastião Pimenta
Convidado especial, o ceramista e artista plástico Sebastião Pimenta, trouxe a palestra "Cerâmica Chinesa, tradicional x industrial", para a quarta feira (21 de maio).
Pimenta relatou episódios vivenciados na China e Japão, destacando a pesquisa sobre a porcelana chinesa da cidade de Jingdezhen; apresentou fotos de excelentes resultados obtidos com esmaltes; pinturas características dos orientais e a pureza das formas criadas.
O artista que possui mais de 20 anos de experiência nos estudos das "Artes do Fogo" é Designer pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Artista Plástico pela Universidade de Educação de Sendai (Japão) e Universidade de Arte e Cultura de Ulaan Baatar (Mongólia).
Pimenta  frequentou ateliês de diversas cidades japonesas aprimorando conhecimentos de modelagem em torno, escultura, elaboração de esmaltes e técnicas de queima tradicionais orientais com uso de esmaltes feldspáticos de alta temperatura. Pesquisou a queima em forno tipo Noborigama e Anagama e hoje aplica em suas peças a técnica de pintura sobre esmalte usando pigmentos e óxidos minerais conhecida como E-tsuke que acompanha o estilo da pintura Sumi-e, que é uma técnica de pintura oriental surgida na China no século II da era cristã e levado ao Japão, onde tornou-se mais difundido.
No ateliê do artista aprecia-se peças de grande influencia oriental, porém com uma pitada do tradicional Barroco Mineiro.
O diferencial são as peças em Macro-cristalização, técnica ainda pouco divulgada no Brasil.
Recentemente, Pimenta vem pesquisando os esmaltes chineses da Dinastia Sung (960-1279).
As professoras, Kellen Cristina Silva e Maria Leônia Resende - Foto: Cristiano Lima

A quinta feira foi aberta com o "Minifestival Dali" apresentando o filme "Little Ashes", uma sessão comentada.
À noite, no Auditório da Biblioteca do CTAN, a professora da UFSJ, Maria Leônia, discursou sobre "A arte rupestre na Estrada Real: um patrimônio cultural dos povos indígenas", e a doutoranda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Kellen, apresentou o "Renascimento das formas: a iconografia do Jesus esquecido", seguidas de discussão em plenária.
Dois minicursos e um workshop foram oferecidos durante o evento. 
O Físico e Pesquisador, Rogério Godoy

Rogério Godoy ofereceu o minicurso "Uma ponte entre Oriente e Ocidente - da tradição japonesa à cerâmica contemporânea ocidental de atelier", no qual abordou a interessante trajetória da cerâmica desde o século XV à globalização, culminando com as pesquisas em esmaltes de cinza.
Rogério Godoy e seus experimentos com esmaltes de cinza


Passando pelas dinastias, Godoy comentou a gramática decorativa desenvolvida pelos chineses da Yuan (séc. XII), e os policromados das dinastias Tang (618-906 d.C), Ming (1368-1644) e Qing (1644-1912); enfatizou a dominação imperialista ao longo do tempo e falou sobre as atividades influenciadas pelo zen no Japão.
O ceramista Sebastião Pimenta demonstrando exercício de pintura Sumi-e e Etsuke

O workshop ministrado pelo ceramista Sebastião Pimenta, apresentou o tema "Pintura decorativa Oriental sobre cerâmica", no qual foram abordados os princípios básicos da pintura Sumi-e e Etsuke, a prática da pintura e principais motivos do design oriental local.
Sebastião Pimenta possui experiência acadêmica e profissional notáveis. Constituiu atelier próprio no Japão, de 1991 a 1998; foi diretor de estúdios no Sanbao Ceramic Art Institute, na cidade de Jingdezhen (China), de abril a novembro de 2011; idealizador e divulgador do Intercâmbio Cultural Brasil/China de Arte Cerâmica, em julho de 2008 e consultor para montagem de atelier de cerâmica do Museu de Arte Contemporânea Inhotim (MG), de 2009 a 2010. Participou de diversos cursos e seminários no Brasil, China e Japão.



Cristina, Esther e Inês, exercícios em papel e pinturas em azulejos - workshop com Sebastião Pimenta

A Semana de Artes contou também, com a participação da doutoranda em História, Kellen Cristina, que ofereceu o minicurso "Aby Warburg e a metodologia de análises de imagens - teoria de leitura da imagem pelo viés cultural"

Palestras e história de vida encerraram a I Semana de Artes Aplicadas da UFSJ
em grande estilo

Maria José, Tião Paineira e Cristiano Lima

"A cultura popular na construção da identidade", foi o tema da palestra feita pela professora de História da UFSJ, Maria José de Oliveira, na qual foram abordados a cultura erudita, a cultura de massa e a cultura popular. 

O professor Cristiano Lima, discursou sobre "A cerâmica arqueológica como elemento de identificação de grupos indígenas em Minas Gerais", atraindo a atenção dos presentes no Auditório da Biblioteca do CTAN.
Lima é professor no curso de Artes Aplicadas e membro do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ.

Em seguida, o convidado Tião Paineira (ao centro da foto), falou sobre sua experiência de vida. Tião, que faz parte de uma geração de ceramistas, delega hoje aos filhos a perpetuidade do ofício. Com entonação característica das pessoas de grande vivência em interior mineiro, emocionou a plateia com suas histórias de família, o conhecimento do barro, do torno e do fogo. Rememorou episódios de sua infância querida, lutas e declarou o reconhecimento pela esposa, que foi sua grande companheira de jornada terrena.
O encerramento culminou com uma confraternização em torno de farta mesa  de café mineiro e exposição de peças cerâmicas de alunos do curso de Artes Aplicadas.

A peças foram organizadas em um dos fornos do Laboratório de Cerâmica


Os organizadores do evento, professores Cristiano Lima e  Maria José Oliveira

I Semana Acadêmica de Artes Aplicadas

Realização:
Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ (DAUAP)
Coordenadoria do Curso de Artes Aplicadas (COART)
 5º período de Artes Aplicadas 2014

Apoio:
Coordenadoria do Curso de História - UFSJ (COHIS)
Coordenadoria do Curso de Teatro - UFSJ (COTEA)

Organização:
Cristiano Lima
Maria José Oliveira

 Detalhe Laboratório de Cerâmica UFSJ

2 comentários:

  1. Voce conseguiu resumir exatamente tudo que aconteceu neste evento, foi muito bom principalmente para nós alunos do 5 período que pudemos ver nossas obras expostas e admiradas por tantos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Lúcia. O mérito cabe a vocês que representaram o curso de maneira louvável.

      Excluir