domingo, 29 de maio de 2011

Monotipia em destaque

A artista plástica, Inez Soares
A pedagoga e artista plástica, Inez Soares,  nasceu em Barra Mansa (RJ), mas, há algum tempo reside em Niterói (RJ).
Casada e com dois filhos adultos, diz que a arte e a educação sempre fizeram parte de seu projeto de vida.
Inez Iniciou nas artes fazendo aquarela, tendo sido sua primeira individual em 1988. 
O papel é seu suporte preferido, já tendo feito colagravura e serigrafia. 
A partir de um curso feito em 1990, as monotipias se incorporaram aos seus trabalhos.

O que é monotipia? 
Monotipia é uma técnica de impressão de estampa única, que geralmente se obtém pintando a imagem sobre uma placa, em geral de vidro e sobre esta imprimindo o papel. As marcas obtidas têm características diferentes do desenho ou pintura feitos diretamente sobre o papel. Esse trabalho exclui um dos principais propósitos de fazer impressão, que é obter múltiplas cópias de uma única imagem.
 
Quais os materiais usados nesse tipo de arte? 
Quando  estou trabalhando sobre papel, uso tinta tipográfica, materiais que tenham textura e muitas vezes os rolos de vinil (quando  é conveniente retirar a imagem de algum objeto ou material que tenha textura para depois transferi-la para o papel) . Quando trabalho sobre tela, uso a tinta acrílica ou a óleo.

 Por que esta escolha? 
Considero que está técnica, além de ser muito livre e instigante,  produz resultados diferentes dos que são obtidos pela linguagem pictórica tradicional. Geralmente  meu trabalho não é só uma monotipia. Vou interferindo e transformando o que acho mais conveniente para um melhor resultado.

 Você se sente realizada nas artes plásticas? 
A arte é uma paixão.  Citando Fayga Ostrower, sinto que “a arte continua sendo uma necessidade para os homens, caminho essencial de conhecimento e realização de vida.”
Não consigo dizer que já estou realizada: estou a caminho, pois enxergo que posso progredir muito mais além do que já fiz e é isso me impulsiona a novas buscas.
 
Fale sobre o seus  trabalhos atuais 
Acredito que um trabalho não é feito só de técnicas, mas sim de experiências e intuições que abrem um caminho de interesses durante a elaboração da obra.  Sinto fascínio pelo cruzamento de técnicas.  Atualmente estou desenvolvendo uma série, que chamei de "Conexão", em que inicio com uma impressão  e sigo criando interesses, fazendo superposições com tinta acrílica, ora mais líquida, ora mais espessa, para chegar ao resultado desejado.
 
Você dedica muitas horas dos seus dias à arte? 
Apesar de ser  constante, costumo dizer que sempre dedico menos tempo do que eu gostaria, pois realizo também um trabalho pedagógico junto aos operários de uma empresa de Construção Civil, além de outros afazeres do dia a dia. Quando tenho oportunidade, coordeno oficinas da técnica, fora, ou em meu atelier.
 
Onde encontrar seus trabalhos? 
Neste ano já realizei uma exposição individual e tenho participado de coletivas, mas tenho sempre novidades em meu atelier.

Alguns trabalhos de Inez

Fragmentos - Monotipia com interferência - 25x40cm

Da série "Entre Fios e Tramas" - Monotipia IV - 15x15cm
Entre Fios e Tramas - Monotipia I - 15x15cm
Alguns trabalhos da série "Conexão"

 
 
 
 Para conhecer mais trabalhos de Inez Soares, visite seu atelier
 Estrada Caetano Monteiro, 868, Pendotiba, Niterói (RJ)
inezsoares@terra.com.br

Inez Soares em São João del-Rei (MG), por ocasião do Inverno Cultural, onde ministrou oficina de Monotipia

Nenhum comentário:

Postar um comentário